terça-feira, 10 de agosto de 2010

O começo do Brasil de Mano Menezes - Brasil 2 x 0 EUA

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Bom, escrevo hoje para falar sobre o recomeço da Seleção Brasileira, com um técnico diferente do da Copa do Mundo desse ano (Graças a Deus, Amém!). Saiu Dunga e entrou um técnico de verdade, Mano Menezes.
Pois bem, sua convocação não foi a que todo mundo esperava, pois uns nomes que não eram esperados foram convocados, mas mesmo assim acabou ficando melhor que a do seu antecessor.
Tivemos na terça-feira o primeiro jogo dessa nova geração, que busca resultados bons nos torneios que vamos disputar, a Copa América, as Olimpíadas e a tão esperada Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde a pressão vai ser enorme e a cobrança pelo título vai estar em cada parte desse pais.
Em um estádio bonito - o New Meadowlands,em Nova Jersey - , o Brasil fez o mesmo, com um time que, de estreante além do técnico, tinha 4 estreando como titular - Victor, David Luiz,Ganso e Neymar -, além das voltas dos não convocados para irem à Copa - André Santos, Lucas e Pato - e também com Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires e Robinho retornando depois da campanha em solo africano.
No 1º tempo da partida, logo no comecinho, o Brasil dava mostras de um certo nervosismo de estréia, com Daniel Alves errando dois passes com menos de um minuto de jogo. Logo com 40 segundos de bola rolando, num desses passes errados, Donovan saiu na cara de Victor, e só não conseguiu chutar porque André Santos chegou rachando e colocando para escanteio.
Como o time não conseguia sair muito da defesa por causa da marcação adiantada dos EUA, Mano logo pediu para tentarem alguns lançamentos para frente. Em um deles, Alexandre Pato conseguiu dominar bem e cortar o zagueiro, só que o mesmo chegou junto na hora do chute, fazendo Pato chutar fraco e mal colocado, direto pra fora. Depois desse nervosismo inicial, a seleção conseguiu se soltar graças ao entrosamento de PH Ganso, Neymar e Robinho, mais as ajudas dos laterais e de Pato. Em um desses lances, o lateral-direito Daniel Alves podia ter marcado ou levado perigo ao gol de Howard, mas preferiu cruzar de primeira, dentro da área, em vez de chutar.
Depois de seqüência de bons lances de ataque brasileiros, aos 28 minutos o Brasil conseguiu abrir o placar. André Santos foi à linha de fundo e cruzou com precisão, colocando a bola na cabeça do garoto predestinado que fazia sua estréia e jogava muito bem até então, Neymar. A cabeçada saiu sem chances de defesa para o arqueiro norte-americano. Brasil merecidamente na frente do placar. Podia estar mais na frente ainda 4 minutos depois, mas o juiz anulou o gol feito por Alexandre Pato, marcando toque existente na mão do nosso centroavante. Como estava jogando bem, o atacante foi recompensado quando, numa bela assistência de Ramires, entrou cara-a-cara com o goleiro, driblou-o e fez um bonito gol, o segundo gol brasileiro contra nenhum dos norte-americanos.
Visão do 1º tempo:

Com muitos estreantes em campo, o Brasil demorou a se achar, mas resolveu jogar aquilo que sabia e mostrou um bonito futebol, com toques de bola e muita movimentação dos homens de frente.

No 2º tempo, começamos quase fazendo o terceiro gol, por muito pouco que Pato não fez seu segundo gol no jogo. O cronômetro mostrava 40 segundos quando Robinho escapou pela esquerda e tocou para a área, onde o atacante do Milan (ITA) surgiu dominando a bola e chutando, a queima-roupa do goleiro Guzan, que tinha acabado de entrar. Bola na rede... só que pelo lado de fora,infelizmente.

Aos 11 minutos, uma das poucas chances norte-americanas, e que deu em gol, pra variar um pouco, anulado novamente. O filho do técnico, Michael Bradley fez de cabeça o gol bem anulado pelo bandeirinha.

Depois o que se viu foram muitas chances perdidas pelo Brasil, e um fato triste acontecido com um jogador do Brasil. Houve uma substituição, a saída aplaudida de Neymar e a entrada de outro estreante, o meia Ederson, que numa má sorte, em seu primeiro e único lance - uma arrancada pelo lado direito em que conseguiu chegar a linha de fundo, mas não conseguiu cruzar - sofreu uma ruptura total dos músculos isquiotibiais da coxa esquerda,e infelizmente teve que ser operado e ficará 5 meses sem jogar futebol.Entrou Carlos Eduardo em seu lugar.

Teve ainda no jogo um lindo elástico de Ganso, que pareceu não sentir a pressão e o peso da camisa 10 verde e amarela, que por sinal lhe caiu muito bem!

Visão do jogo inteiro:

Brasil jogou um futebol muito bonito e envolvente, como seu treinador pediu. Ganhou por 2x0, mas poderia ter sido mais. Os Estados Unidos pouco exigiram o Brasil no jogo, e quando tentaram, a zaga e o goleiro Victor conseguiram salvar a meta brasileira.

Eu gostei muito da partida,assim como quase todos que perguntei sobre o jogo,ou pelo que li pelo twitter, jornal e internet.

Falam muito no ataque, que eles foram muito bem, e foram mesmo, mas não falam da zaga, que, apesar de algumas batidas de cabeça - coisa comum a quem joga pela primeira vez juntos -, jogaram muito bem também, Victor inclusive fez uma linda defesa em uma cabeçada, em uma das poucas chances que os EUA tiveram.

Espero que esse jogo tenha sido o primeiro de muitos jogos bons e bonitos que essa seleção poderá fazer se jogar dessa maneira linda que fez com que muitos torcedores voltassem a torcer por esse time, sem se importar com o resultado, e sim com o futebol apresentado, com tanto que seja como foi nesse jogo!

Boa sorte ao novo treinador, a sua comissão técnica e aos seus jogadores que foram e serão convocados, que consigam cumprir suas metas com bons resultados e, o mais importante, o tão esperado hexa da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014!

VAI MANO!!!

PS: Ah, e antes que eu esqueça...

DUNGA BURRO!!!