terça-feira, 19 de novembro de 2013

44 anos do gol 1000 de Pelé

Selo comemorativo pelo milésimo gol de Pelé

Hoje, dia 19 de Novembro, completa 44 anos do milésimo gol do “Rei” do futebol, Pelé.
No ano de 1969, Edson Arantes do Nascimento já era Pelé. Tinha 29 anos, já era bicampeão mundial pela seleção brasileira (1958, na Suécia, e 1962, no Chile) e bicampeão mundial de clubes pelo Santos (1962 e 1963). Já era “Rei”, conhecido e admirado no Mundo inteiro.
Os outros gols até que não demoraram a sair, tal era a capacidade goleadora de Pelé, que, até hoje, é o jogador que mais gols marcou em uma edição de campeonato paulista, com 58 gols, no ano de 1958. Mas para o milésimo sair, uma verdadeira “saga” aconteceu.
 Teve um jogo, inclusive, em que Pelé acabou indo para o gol, ao invés de tentar o gol. Pouca gente, ou ninguém sabia, mas ele era o goleiro reserva, e como o goleiro se machucou, quem acabou assumindo o seu lugar? Sim, Pelé!
Poderia ter saído na Bahia, contra o Bahia, mas um zagueiro tirou a bola em cima da linha e evitou o gol. Vocês podem pensar que esse zagueiro virou herói, por evitar um gol de Pelé, mas sabem o que aconteceu de verdade? Esse zagueiro, de nome Nildo, foi vaiado por seus torcedores, que queriam que o milésimo gol do “Rei” saísse lá!
Quis o destino, ou os dirigentes, como Pelé desconfiava, que esse gol tão importante fosse marcado em um “palco” aonde aconteciam vários “shows” de craques do futebol brasileiro, na cidade que muitos afirmam que é maravilhosa.
Na noite de 19 de Novembro de 1969, quarta-feira, o estádio do Maracanã teve 65. 157 pagantes assistindo ao jogo entre Vasco da Gama x Santos, válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o campeonato brasileiro daquela época. Aos 33 minutos do segundo tempo, pênalti de um zagueiro do Vasco em cima de Pelé. O “Rei” foi para a cobrança e, de pé direito, mandou no canto esquerdo do goleiro argentino Andrada, que foi para o lado certo, mas não conseguiu defender, e ficou para sempre na história do futebol como o goleiro que tomou o gol número 1000 de Pelé. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa do Santos de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.

O jogo ficou paralisado por 20 minutos, e o momento do gol, imortalizado pra sempre na história do futebol mundial.
Milésimo gol, na voz de Joseval Peixoto, na Rádio Jovem Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário